“Moda é uma linguagem que se cria em roupas para interpretar a realidade.” by Karl Lagerfeld.



Moda e seus principais surgimentos
ARCHITECTURE
De primeira vista a moda e a arquitetura parecem duas coisas bem distantes uma da outra, mas acredito que posso te provar o contrário, meu caro leitor. A realidade é bem diferente quando se percebem que arquitetura não é apenas casas para morar e a moda não é apenas roupa para se vestir, ambas as coisas dividem o mesmo ponto que é explorar entre corpos e espaços.
Entendendo esse primeiro ponto, podemos pensar então agora em coisas que os unem. É nesse momento em que você me diz “ Sam, que exemplo você me daria aonde moda e arquitetura trabalham juntos? ” e eu posso responder facilmente o maior exemplo e o mais claro: A ARTE GÓTICA .
( clique na imagem para ver mais )
Basicamente, tudo se iniciou na idade média e naquelas grandes catedrais cheias de vitrais religiosos, com construções complexas e ornamentadas — com muitas gárgulas aliás — , não demorou muito para que o movimento caminhassem para a arte aonde as pinturas e esculturas traziam as mudanças da humanidade mas ainda com muito teor religioso, o gótico era o “moderno” naquela época, por assim dizer.
Conforme o mundo foi mudando, a palavra gótico foi inventada para ser uma forma pejorativa de se referir a toda essa arte antiga, considerada agora obscura e negativa. O que ninguém sabia era que mais uns aninhos pra frente com o apoio da urbanização das cidades, a economia e a volta da devoção católica em outras regiões do mundo, lá pra 1970 os jovens surgem com suas roupas pretas cheias de referência da época medieval, maquiagens dramáticas e a música dark. E não posso deixar de falar das várias vertentes vindo do movimento. Talvez eu deva fazer um post sobre isso um dia certo?

Moda e seus principais surgimentos
CINEMA
É quase um evento canônico buscar toda a visão estética de um personagem nos dias de hoje e levar para nosso guarda-roupa, muitas vezes o próprio ator e/ou atriz mostram tanto destaque que nos leva a pensar em como trazer um pouco daquilo para nós. Como uma grande inspiração. E isso não é só de hoje.

O cinema é uma influência marcante na moda, moldando tendências e estilos ao longo das décadas. Figuras icônicas como Audrey Hepburn em “Bonequinha de Luxo” definiram elegância atemporal, enquanto filmes como “Clube dos Cinco” inspiraram a moda grunge nos anos 90. O cinema não apenas reflete a moda de época, mas muitas vezes a redefine, transformando figurinos em declarações de estilo cultural que amamos a cada nova reinvenção.
Hoje em dia, a relação entre cinema e moda continua forte, influenciando diretamente o que vemos nas passarelas e nas ruas ( Alguém se lembra da febre em usar cor-de-rosa para o filme da Barbie? ). As celebridades do cinema tornaram-se ícones de estilo, moldando as preferências do público. A moda atual transcende as telas, refletindo um diálogo criativo que impacta o modo como nos vestimos no dia a dia.

Moda e seus principais surgimentos
STREETWEAR
Muitos movimentos importantes na sociedade aconteceram nas ruas pelo mundo inteiro. E claramente a moda tem um papel importante e ouso dizer irrefutável para muitos deles.
A moda de rua é como um palco dinâmico onde as pessoas se tornam seus próprios estilistas. Nas calçadas, misturam-se influências culturais, expressões pessoais e até um pouco de rebeldia. É um verdadeiro laboratório de tendências, onde a criatividade flui sem regras. Das cores vibrantes às combinações inusitadas, as ruas são o verdadeiro coração pulsante da moda, moldando o que é autêntico e atual. O estilo de rua captura a essência da individualidade, transformando as calçadas em passarelas de autenticidade.

3° LUGAR — HARAJUKU

A moda Harajuku, originada no distrito de Tóquio, destaca-se por sua expressividade e diversidade. Inspirada em elementos culturais, anime e streetwear. Essa subcultura trás vertentes de vários tipos. Exemplos: Visual Key, o lolita, decora, gyaru e muitos outros que pretendo falar futuramente.
2° LUGAR – Y2K

O estilo Y2K refere-se a uma estética que ganhou destaque durante os anos 2000. Pelo uso de cores vibrantes, peças futurísticas, tecidos brilhantes e uma mistura de elementos retrô e futuristas. Surgiu da influência da virada do milênio e da tecnologia. Este estilo tem raízes em diversas fontes, incluindo a moda, música e cultura pop da época, nos dando uma sensação de modernidade em um estilo passado já.
Sobre esse estilo, apesar do surgimento ser de várias fontes ele se popularizou em todos os públicos e isso é uma marca importante para um estilo virar urbano.
1° CYBERCORE

O estilo Cybercore é uma evolução contemporânea do cyberpunk, que se destaca por uma estética que combina elementos futuristas, digitais e fashion. Ganhou popularidade nas redes sociais e em comunidades online, onde pessoas compartilham imagens e inspirações relacionadas a esse estilo. Este fenômeno contemporâneo mostra claramente a interseção entre moda e tecnologia na era digital.
Eu propositalmente coloquei um estilo então inventado na internet pela simples ideia de que também se encaixa. Muitos estilos hoje em dia sua forma de popularidade está sendo por causa das redes sociais, incluindo o Y2K que apesar da longa data ele foi reinventado graças a internet.

Agora que você conhece muitas curiosidades interessantes da moda, pode se sentir preparado para entrar nesse universo e aprender junto a mim.
Não esqueça de se inscrever no blog para sempre receber novas informações e seguir o Instagram!

